Postado por: Giro do Wal quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Olá queridos leitores, meu nome é Lara Moreira Rezende Arsênio; sou Nutricionista e agora com muita honra Colunista Mensal do Blog do meu querido amigo Walfredo Júnior: “Giro do Wal”, escrevendo a coluna “Nutrição em Foco”. A partir de hoje, escreverei mensalmente matérias sobre Nutrição e assuntos relacionados (saúde, bem-estar, alimentação, fitness, entre outros). Espero que gostem das matérias e que estas possam ser úteis a todos. Obrigada Wal pela oportunidade!!!
               {Telefone: (31) 9369 – 5882

Emagrecimento Saudável: Reeducação Alimentar
            Ao decorrer de nossa vida, especialmente durante a infância, nossos pais e pessoas de nossa convivência próxima nos ensinam como nos alimentar e quais alimentos devemos ingerir; nem sempre da maneira correta e com alimentos saudáveis.
            Conforme a passagem dos anos ou mesmo quando nos deparamos com alguma doença como diabetes, hipertensão arterial (pressão alta), aumento do colesterol ou mais comumente, o
 sobrepeso, entendemos a real importância da alimentação saudável para o nosso bem-estar e qualidade de vida; assim, nos damos conta de como não estamos nos alimentando de forma balanceada e equilibrada.
            Atualmente a sobrecarga de trabalho, agitação, falta de tempo, a vida corrida nas grandes metrópoles são desculpas que não podem impedir o ser humano de reservar um tempo para se dedicar as refeições saudáveis mesmo fora de casa.
            É neste momento que a Reeducação Alimentar aparece como uma grande aliada do emagrecimento saudável, proporcionando controle da saúde e bem-estar de qualquer pessoa; dietas esporádicas ou mesmo permanecer horas sem se alimentar não irão gerar resultados satisfatórios e benéficos; refeições simples e nutritivas que realmente vão fazer a diferença para um emagrecimento ideal e definitivo requerem dedicação e disciplina.
    
        Algumas regras tornam-se importantíssimas para um bom resultado da reeducação alimentar e um emagrecimento sadio: ingerir uma variedade maior de alimentos ao longo do dia (quanto maior a variedade dos alimentos mais vitaminas e minerais diferentes serão absorvidos pelo organismo), aliar a alimentação correta e a prática de hábitos alimentares saudáveis: mastigação correta, fracionamento maior das refeições (5/6 refeições por dia), noites de sono satisfatórias, ingestão ideal de água (em média 8 copos de água por dia), além da prática regular de exercícios físicos.
            A Reeducação Alimentar consiste em eliminar peso e ter uma vida mais saudável definitivamente, ou seja, para o resto da vida, livrando-se de intercorrências como, doenças e o famoso “efeito sanfona”, no qual se perde peso e medidas muito rapidamente, mas estes são recuperados com a mesma rapidez com que são perdidos.
Este processo consiste em fazer escolhas alimentares corretas e alimentar-se de maneira saudável na medida certa; dando preferência a frutas, legumes, verduras e carnes magras ao invés de alimentos industrializados (bolachas, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduíches, etc.).
O que devemos compreender primeiramente é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo aquilo que mais gostamos e passar a ingerir somente verduras, legumes, frutas, grãos, produtos light/diet e integrais. Ao contrário, em uma reeducação alimentar, aprendemos que se pode comer de tudo, em menores quantidades, sem exageros e de maneira equilibrada.

Este processo deve ser realizado individualmente e com supervisão, acompanhamento e orientação de um/uma Nutricionista; vale ressaltar que, uma orientação é adequada para uma pessoa, mas pode não ser para outra; cada pessoa possui um estilo de vida e doenças metabólicas ou não, que devem ser levadas em conta.
Em uma reeducação alimentar tenha em mente que ingerir alimentos significa nutrir o corpo e não comer por simples gula. Na maioria das vezes, as pessoas comem para se distrair, ou porque estão ansiosos ou por estarem com tempo ocioso, mas para que realmente se perca peso com saúde e para que o novo peso seja mantido, tais práticas devem ser esquecidas e abandonadas.
O fundamental é definir suas limitações para que seja possível ao profissional traçar metas realistas, que poderão ser cumpridas. É muito importante para que a reeducação alimentar seja um processo satisfatório, que cada pessoa acompanhe diariamente que tipo de alimento está ingerindo e seja firme em suas decisões, assim fica mais fácil fazer escolhas corretas.

De uma maneira geral, algumas atitudes são essenciais e podem contribuir para uma reeducação alimentar de sucesso:
ü  Beber de 8 a 10 copos de água diariamente;
ü  Evitar o consumo de alimentos industrializados e fast-foods;
ü  Sempre que possível evitar o consumo de refrigerantes, sucos prontos, em pó; substituindo-os por sucos naturais;
ü  Inclua, mesmo que de forma gradativa, alimentos integrais em seu cardápio;
ü  Evite o consumo de alimentos ricos em sal, gorduras e açúcares, assim como, frituras, carnes gordas, queijos amarelos e manteiga;
ü  Doces são permitidos, porém, esporadicamente e em pequenas quantidades;
ü  Pratique atividades físicas regularmente.

Sendo assim, faça mudanças alimentares de forma gradual, inicie este processo com as técnicas que melhor irão se adaptar aos seus objetivos e necessidades e procure um Nutricionista para lhe acompanhar e ajudar nesta jornada.


Lara Moreira Rezende Arsênio
Nutricionista CRN/9 – 13956/P

- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox